Polissonografia

O sono de boa qualidade é essencial para uma vida saudável
O sono não é simplesmente um período no qual nos “desligamos” da nossa vida atribulada. Ele é uma necessidade básica, tão importante para a nossa saúde e bem estar quanto o ar, o alimento e a água.
Quando dormimos bem, tanto em quantidade como em qualidade, acordamos renovados, dispostos e prontos para os desafios diários. Quando isto não ocorre, as repercussões são importantes e afetam de forma considerável a nossa qualidade de vida.
A privação do sono tem efeitos na capacidade de aprendizado, capacidade de concentração, na memória, no humor e no tempo de reposta dos nossos mecanismos reflexos, o que pode levar a acidentes tanto no trabalho como no trânsito. Pessoas que não dormem bem tendem ainda a ter problemas no crescimento (quando os problemas de sono afetam as crianças), apresentam redução da imunidade, com maior propensão a infecções em geral, envelhecem mais rapidamente e têm dificuldades em manter-se no peso recomendado.
Existe uma série de trantornos associados ao sono, dentre eles os mais freqüentes são a insônia, a apnéia do sono, as alterações do ritmo circadiano (conhecido como relógio biológico), a síndrome das pernas inquietas e a narcolepsia.
Se você tem problemas relacionados com o adormecer e manter-se dormindo há mais do que uma semana, ronca ou pára de respirar dormindo ou, ainda, se você apresenta sonolência que interfere no seu funcionamento diário, é o momento de procurar um médico.
É possível que o seu médico solicite um exame chamado polissonografia que é uma avaliação detalhada de vários aspectos do seu sono possibilitando a identificação, na maioria dos casos, do seu mal dormir.
A Clínica Otorrinos dispõe de um laboratório especializado, climatizado, com segurança permanente e estacionamento no local. Tudo isso à sua disposição, para ajudá-lo a recuperar as suas boas noites de sono!

Search