Telefone: (51) 3029-3399

Rua Dona Laura, 320 - 9º andar

(estacionamento convênio na entrada do prédio - 10% desconto) 

Zumbidos no ouvido podem ser provocados por exageros na alimentação

Quando pensamos em zumbidos no ouvido, a primeira coisa que vem à mente é a sua relação com barulhos, música alta, questões ligadas diretamente ao som. Mas você sabia que a ingestão de determinados tipos de alimentos em demasia pode desencadear o problema?

Atualmente, não apenas os adultos de qualquer idade sofrem com zumbidos, jovens e até mesmo crianças já apresentam o problema.
Embora os zumbidos possam ser provocados por desequilíbrio hormonal (ex: hipotireoidismo, menopausa, andropausa) ou mesmo por tumor no nervo auditivo, o fato é que alimentos como café, chocolate, refrigerante e chá preto em excesso também podem desencadear os zumbidos, assim como em pessoas com alergia ou intolerância à lactose e glúten.
Mas somente um profissional poderá determinar, com base em exames como audiometria, acufenometria, exames de sangue e outros testes o que está provocando os zumbidos. Por isso, se você tem zumbidos, procure um otorrino para investigar a sua situação.
Descartadas as possibilidades mencionadas inicialmente, a indicação é evitar os alimentos destacados por 30 dias. Caso se verifique a redução dos zumbidos, a recomendação será de evitar seu consumo ou reduzir significativamente.
Mas voltando ao início do texto, vale lembrar que ouvir música alta, especialmente com fones de ouvido por muito tempo, é prejudicial à saúde auditiva.