Telefone: (51) 3029-3399

Rua Dona Laura, 320 - 9º andar

(estacionamento convênio na entrada do prédio - 10% desconto) 

Ter hábitos saudáveis é cuidar da voz

Hábitos saudáveis são autoexplicativos, mas você já tinha pensado que o cuidado com seu corpo também se reflete na sua voz?

Provavelmente, não. Mas o fato é que se alimentar corretamente, estar sempre hidratado, praticar alguma atividade física regularmente e dar descanso ao corpo com noites bem dormidas são ações que contribuem para manter seu aparelho vocal em perfeito estado.

Se você tem rouquidão constante, talvez sua dieta esteja inadequada e, com isso, provocando refluxo gastroesofágico, causa comum do problema. Isso acontece porque a acidez do estômago volta pelo esôfago, cujas paredes não têm preparo para essa substância, o que afeta a parte posterior das pregas vocais.

Café, chocolate, álcool e leite são produtos que podem piorar sensação de ardor na garganta. Além disso, o leite pode provocar um aumento da secreção, que vai interferir na voz por conta do pigarro.

Falando em pigarro, se ele não esporádico, melhor procurar um médico, pois o pigarro é bastante prejudicial para as cordas vocais, tanto quanto a tosse, pois ambos provocam um choque nas pregas vocais.

Manter a laringe hidratada é fundamental para a voz. Mas é preciso beber a sua cota diária de água, em torno de dois litros, ao longo das horas. O ideal é consumir pequenas doses durante o dia todo. Assim, a laringe estará sempre devidamente hidratada.

Dizem que se espreguiçar ao acordar é ótimo para alongar o corpo, para que ele saia da inércia do sono. Para alongar as pregas vocais e tirá-las do relaxamento, nada como um bom bocejo.