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Dicas que ajudam a melhorar o sono

Se seu sono é agitado, saiba que há diversas razões para explicar essa agitação. Uma delas é a síndrome das pernas inquietas, em que as pessoas reclamam de desconforto nas coxas, nas panturrilhas e nos pés – e, ocasionalmente, nos braços – que atrapalha o sono. Essas sensações de desconforto podem provocar dor, comichão ou formigamento.

Outra razão, de acordo com um estudo da Universidade de Chicago, está associada a quem dorme sozinho. Isso porque quem se sente solitário tende a experimentar inquietação noturna e mais interrupções de sono. Talvez isso explique por que a solidão é relacionada a problemas de saúde como pressão alta, doenças cardíacas e depressão.

Pensando em quem sofre com sono agitado, seguem abaixo alguns hábitos saudáveis que farão com que a pessoa durma melhor:

– Horário: vá dormir e acorde sempre na mesma hora (inclusive aos finais de semana). Isso ajuda a regular o relógio do corpo e melhora o sono.

– Cafeína: não consuma bebidas com cafeína após as 14h. A substância é um estimulante que permanece no organismo por cerca de oito horas. A cafeína pode evitar que o cérebro entre em sono profundo.

– Exercícios físicos: evite fazer exercícios físicos nas quatro horas anteriores ao horário de dormir.

– Medicamentos: cuidado com os betabloqueadores e alguns antidepressivos, pois eles podem causar insônia. Questione seu médico sobre alguns medicamentos e como eles impactam o sono.