Telefone: (51) 3029-3399

Rua Dona Laura, 320 - 9º andar

(estacionamento convênio na entrada do prédio - 10% desconto) 

Você sabe como cuidar da sua voz?

Existem vários hábitos e comportamentos que podem comprometer a saúde da sua voz. Você sabe como evitar que certos problemas, como rouquidão, aspereza ou garganta coçando?

1 – Beba água – se existisse apenas um bom conselho, este seria: hidrate-se, beba muita água. Suas cordas vocais agradecem. A água limpa as cordas vocais e as mantêm saudáveis.

2 – Ar condicionado – apesar de vivermos em um país tropical, o uso do ar condicionado está cada vez mais exagerado, sem necessidade. Ele resseca o aparelho fonador e isso faz com que as cordas vocais precisem se esforçar mais para falar. Se você não tem como fugir do ar condicionado, aumente a ingestão de água.

3 – Cigarro – o tabagismo associa os malefícios da nicotina e o calor da fumaça, que ressecam as cordas vocais e também exigem mais esforço para falar ou deixam a pessoa rouca.

4 – Café – beba com muita moderação. A cafeína e a alta temperatura são prejudiciais às cordas vocais, desidratando-as. O consumo exagerado pode aumentar a acidez do estômago e provocar refluxo e ardor durante a fala.

5 – Coma maçã – a fruta tem o poder de “limpar” as cordas vocais, graças à sua ação adstringente, gerando alívio e provocando bem-estar.

6 – Temperos – evite carregar nos temperos da comida, pois eles podem provocar irritações nas cordas vocais.