Telefone: (51) 3029-3399

Rua Dona Laura, 320 - 9º andar

(estacionamento convênio na entrada do prédio - 10% desconto) 

Perfuração timpânica - Otite média

A membrana do tímpano é composta por uma fina camada de pele. A perfuração dessa membrana pode acontecer por um trauma causado por objetos inseridos no canal do tímpano, ou por algo que causa pressão no canal do ouvido.

A perfuração pode também ser causada por uma infecção que levou a uma ruptura da membrana do tímpano e não houve cicatrização.

Quando há a perfuração da membrana timpânica a pessoa tem otite média crônica que faz o ouvido infeccionar e vazar pus. A perfuração também pode ocasionar uma surdez e se complicar em infecções em regiões vizinhas. A infecção pode afetar os ossos do ouvido a pode até resultar no crescimento de um tumor chamado colesteatoma.

A pessoa que tem otite crônica não pode deixar entrar água no ouvido. Quando o ouvido estiver vazando é necessário que se procure o médico otorrinolaringologista que lhe orientará nos procedimentos a serem feitos. 
A otite crônica e a perfuração timpânica já têm tratamento cirúrgico. Para mais informações procure seu médico otorrinolaringologista, pois ele poderá informar qual o tratamento específico para o seu caso.