Telefone: (51) 3029-3399

Rua Dona Laura, 320 - 9º andar

(estacionamento convênio na entrada do prédio - 10% desconto) 

Asma

Asma é uma doença crônica dos pulmões que se caracteriza por tosse, aperto e chiado no peito e falta de ar. Ela faz as vias respiratórias se contraírem (estreitamento dos bronquíolos - pequenos canais de ar dos pulmões) em resposta a um agente desencadeante.

Quando isso ocorre, a pessoa asmática sente grande falta de ar ou mesmo não consegue respirar. 

Para muitas pessoas, o contato com alérgenos como ácaros, pólen, fungos, animais e resíduos de baratas pode desencadear não apenas sintomas de rinite, mas também uma crise de asma. Além disso, a asma pode ser desencadeada ou agravada por numerosos outros fatores, como, por exemplo, fumaça de cigarro, poluição, partículas de pó, giz, carvão ou talco, cheiros fortes e sprays, sinusites e infecções virais, exercícios, doença do refluxo gastroesofágico, remédios, alguns alimentos ou aditivos alimentares, mudanças de clima.

Os sintomas da asma são falta de ar, tosse seca, chiado e opressão no peito. Gripes e resfriados costumam agravá-los.

A asma não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados, evitando que surjam ou impedindo que piorem. O tratamento preventivo ou supressor dos sintomas é realizado com bronco-dilatadores (salbutamol, ipatrópio, teofilina, etc.) e anti-histamínicos ou antiinflamatórios, como os corticóides, de preferência na forma de sprays (bombinhas).