Rinite Alérgica

O nariz é um dos componentes das vias respiratórias, sendo o primeiro local por onde a ar passa até alcançar os pulmões. As suas funções são conduzir o ar, purificá-lo, aquecê-lo, umidificá-lo, servir de câmara de ressonância para o som, possibilitar o olfato e iniciar o reflexo naso-sinusal.

O nariz possui um complexo mecanismo de defesa, o qual, ao entrar em contato com alguma substância tóxica desencadeia uma resposta que impedirá esta substância de alcançar os pulmões. Através do surgimento de obstrução nasal teremos o bloqueio da passagem deste agente agressor, e dos espirros e coriza a remoção desta substância. Isto é normal e todas as pessoas ao entrarem em contato com algumas substâncias tóxicas apresentam estes sintomas.

A alergia não é nada mais do que uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. O sistema imunológico das pessoas alérgicas interpreta que determinada substância é tóxica, e que ele precisa proteger o organismo de sua entrada. O paciente alérgico não nasce hiperreativo (com alergia), mas sim com a capacidade de sensibilizar-se a determinado fator.

Este tipo de alergia pode se apresentar como rinite, conjuntivite, asma e alguns tipos de alergia de pele. Porém a forma mais comum é a rinite.

Os pacientes portadores de rinite alérgica frequentemente apresentam obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros (algumas vezes o paciente espirra mais de 20 vezes seguidas) e coceira no nariz. Esta coceira também pode ser na garganta ou nos olhos.

O paciente só vai apresentar estes sintomas quando estiver em contato com as substâncias aos quais é alérgico. Estas substâncias recebem o nome de alérgenos.

O tratamento dos pacientes portadores de rinite alérgica é composto por três pontos fundamentais: higiene ambiental; tratamento medicamentoso; vacinas antialérgicas. (Leia mais sobre a Rinite Alérgica - por Dr. Mário Cândido de Oliveira Gomes, Clínico Geral e livre-docente em doenças infecciosas e parasitárias)